Dicas

Imagem de Qual a melhor posição para dormir durante o período gestacional?
Qual a melhor posição para dormir durante o período gestacional? (03/11/2015) A gestante pode ter dificuldade em achar uma posição confortável para dormir

Acadêmicas: Andréia Carneiro | Lissiani Souza | Márcia Manfé

Curso: Fisioterapia - UNIVALI - Campus Itajaí                                           

Orientadora: Francine Fischer Sgrott

                                                                                       

As gestantes podem apresentar um acentuado inchaço nas pernas e o surgimento de varizes, decorrentes da dificuldade do retorno venoso ao coração devido à compressão da veia cava pelo útero gravídico, o sangue encontra resistência para retornar aos membros superiores o que leva ao aumento do extravasamento de líquidos nos interstícios celulares mais comumente nos membros inferiores.

Normalmente após o sexto mês de gestação, quando a barriga já está maior, a gestante pode ter dificuldade em achar uma posição confortável para dormir. Durante este período o mais indicado é dormir virada para o lado esquerdo, o lado do coração. Essa posição favorece a circulação sanguínea com isso o sangue flui melhor pelo cordão umbilical, enviando mais oxigênio e nutrientes para o bebê. Esta simples orientação pode estar contribuindo para reduzir alguns dos desconfortos causados durante o período da gestação.

 A posição de barriga para cima e deitada para o lado direito pode ser muito desconfortável para as futuras mamães. Com o peso do útero, a veia cava fica comprimida causando mal estar, falta de ar e favorecendo o aparecimento de inchaço e varizes.

 

  

 

Referências:

REBERTE, Luciana Magnoni; HOGA, Luiza Akiko Komura. O desenvolvimento de um grupo de gestantes com a utilização da abordagem corporal. Texto Contexto Enferm, v. 14, n. 2, p. 186-92, 2005.

DA SILVA OLIVEIRA, Gésica Kelly et al. INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM NAS ADAPTAÇÕES FISIOLÓGICAS DA GESTAÇÃO.Veredas Favip-Revista Eletrônica de Ciências, v. 3, n. 1, 2013.