Imagem de Equipe Multidisciplinar Participa de Capacitação da Rede Sentinela
Equipe Multidisciplinar Participa de Capacitação da Rede Sentinela (10/04/2015) Capacitação ocorreu no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein

O Hospital e Maternidade Santa Luíza, através de sua equipe multidisciplinar, participou de dois eventos realizados no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein em parceria com a ANVISA em São Paulo – SP.

A Instituição faz parte da rede de Hospitais Sentinelas da ANVISA, na qual contribui através da gestão de risco para saúde. No mês de março houve as capacitações com os Cursos de “Uso da Simulação Realística para Capacitação em Qualidade e Segurança do Paciente” e com o “Curso de Gestão de Risco Sanitário em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde de Média e Alta Complexidade”.

Participaram dos eventos a enfermeira responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) Fabiana Ferreira de Abreu de Souza, a enfermeiras da Unidade de Internação e Terapia Intensiva Neonatal Paula Safira Vieiro e Danielle Freitas, a nutricionista de produção/clínica Jeniffer Diniz de Souza, além da fisioterapeuta Bruna Alburqueque Catelano.

O curso utilizou do método de Simulação Realística para Capacitação em Qualidade e Segurança do Paciente e teve como objetivo a abordagem de métodos de gerenciamento de risco focado em vigilância de risco, vigilância após o uso de produtos para saúde, gestão de eventos adversos graves, hemovigilância, cirurgia segura, medicamentos de alta vigilância, infecção hospitalar e equipamento médico hospitalar. Além de demostrar na prática ferramentas de gerenciamento de risco e na implantação de políticas de gestão de risco tendo em vista à prevenção e redução dos eventos adversos para a segurança do paciente no ambiente hospitalar.