Imagem de Enfermeiras do Santa Luíza participam de treinamento
Enfermeiras do Santa Luíza participam de treinamento (27/02/2015) Treinamento colocação de PICC com auxílio de aparelho de ultrassonografia
     No dia 11 de fevereiro de 2015, aconteceu o treinamento para enfermeiras da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neonatal), sobre utilização e manuseio do aparelho de Ultrasson SonoSite®. Este treinamento foi realizado com o intuito de aprimorar a técnica de passagem de acesso venoso periférico e de cateter central de inserção periférica (PICC), utilizando-se do auxílio da ultrassonografia.

O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), através da resolução 258/2001, reconhece a implantação do PICC, como competência do enfermeiro,  desde que,   tenha  recebido  formação,   através  dos  cursos  de  treinamento e capacitação. Este cateter tem como função assegurar uma via venosa para administração de medicações, com menor risco de complicações.

O uso da ultrassonografia na aplicação dos acessos venosos está validado na literatura médica com os seguintes benefícios:

• Qualidade: proporciona uma redução de 54% no número de tentativas de punção venosa, quando comparamos com a técnica convencional sem ultrasson;
  • Proporciona uma taxa de 99% de sucesso na inserção dos cateteres periféricos;
  • Segurança: pode prevenir a colocação de cateter central em 85% dos pacientes com acesso intravenoso periférico difícil;

Desta forma, podem-se minimizar as complicações decorrentes das punções venosas múltiplas, incluindo os processos infecciosos associados ao cateter.

Além disso, outra aplicação da ultrassonografia está sendo realizada no centro Cirúrgico, para anestesias envolvendo bloqueios de nervos. Sabendo disso, o Hospital e Maternidade Santa Luiza investiu na compra de em um aparelho ultrassônico portátil SonoSite®, que está sendo utilizado tanto na UTI Neonatal e quanto no Centro Cirúrgico.

Bibliografia:

RESOLUÇÃO COFEN-258/2001. Inserção de Cateter Periférico Central, pelos Enfermeiros. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-2582001_4296.html.

AU, A. Decrease incentral venous cateter placement and aplications due to utilization of ultrasound-guide peripheral intravenous catheters. Congresso Científico do Colégio Americando dos Emergencistas. 2011.

Constantino, T. G. Ultrassonography-guide peripheral intravenous acess versus tradicional approaches in patients with diffcult intravenous acess. Ann Emerg. Med. v. 46, n 5, v. 2005.