Dicas

Imagem de Dor lombar nas gestantes e a Fisioterapia
Dor lombar nas gestantes e a Fisioterapia (27/05/2015) A dor nas costas na gestação é muito comum e acomete até 80% das gestantes

 

Autora: Márcia Manfé (Acadêmica do curso de Fisioterapia da Univali)
Professora responsável: Francine Fischer Sgrott
 
Durante a vida da mulher são várias as alterações fisiológicas que ocorrem em todo o corpo, no entanto, durante o período gestacional, essas modificações tornam o organismo mais vulnerável a riscos.
 
Dentre essas alterações fisiológicas que ocorrem uma delas e a mudança postural, sendo uma das causas da presença da dor nas costas.  As alterações musculoesqueléticas, biomecânicas e à má distribuição do peso corporal sobre os pés podem levar a uma sobrecarga na região do calcâneo (provocando dores nos calcanhares) e na região lombar.
 
A lombalgia mais, conhecida como dor nas costas, é um sintoma que afeta a área entre a parte mais baixa das costas e a prega glútea (bumbum), podendo irradiar-se para as pernas.
 
A dor nas costas na gestação é muito comum e acomete cerca de 50% a 80% das gestantes em algum período da gravidez, sendo que os locais mais referidos de dor são as regiões lombar e/ou sacroilíacas.  Muitas apresentam prejuízo ou limitação em suas atividades domésticas e profissionais.
 
As mudanças posturais que produzem a dor se tornam mais evidentes após a 20ª semana de gestação, quando se percebe o crescimento abdominal e das mamas, mas algumas gestantes referem dor já no início da gestação.
 
A fisioterapia se apresenta como uma profissão da área da saúde capaz de contribuir com a melhora da qualidade de vida da gestante, amenizando suas queixas, através de um programa educativo e terapêutico.
 
A fisioterapia no serviço de pré-natal se dá por meio de orientações posturais, as atividades de vida diária (AVDs) e exercícios terapêuticos específicos, podendo prevenir e/ou minimizar a dor nas costas associadas às alterações decorrentes do período gestacional.
 
Veja algumas dicas e orientações para alivio da dor nas costas das grávidas:
 
  • Os exercícios podem ser realizados em casa sobre um edredom ou um tapete.
  • Realize os exercícios de alongamento do corpo como pescoço, parte superior e inferior das costas, ombros, braços, quadril e panturrilha (batata da perna).
  • Ao sentar utilize uma cadeira que suporte a coluna ou colocar um pequeno travesseiro atrás da parte inferior das costas para apoio extra ajuda a aliviar a dor
  • É importante incluir atividades físicas suaves como caminhar e nadar na rotina diária da gestante
  • A massagem nas costas também é um recurso que pode ajudar a aliviar a dor nas costas durante a gravidez
  • Dormir de lado, mantendo um ou ambos os joelhos dobrados e colocar um travesseiro entre os joelhos durante a noite pode ajudar. O uso de um travesseiro para apoiar o abdômen, especialmente durante o último trimestre, pode fazer diferença.  Um travesseiro em forma de cunha parece funcionar melhor.
  • Usar sapatos com saltos baixos e bom suporte também ajudam.
  • Uma bolsa de aquecimento para aplicar calor na área dolorida também pode ser útil.
 
Referências:
 
RAMOS, Andréia Valesqui Brum; ALMEIDA, Carla Skilhan. A gestação no segundo trimestre de usuárias da clínica de saúde da mulher e o papel da fisioterapia.  Revista inspirar movimento & saúde, v4, nº 21, 2012.
 
MOURA, Silvia Reis Vaz et al. Dor lombar gestacional: impacto de um protocolo de fisioterapia. Arq Med ABC, 2007.