Imagem de Dia do Recepcionista - 26 de julho
Dia do Recepcionista - 26 de julho (27/07/2015) Entrevista com a Coordenadora da Recepção Marivania Marluce Matias Vieira

Entrevista com a Coordenadora da Recepção Marivania Marluce Matias Vieira

Qual o papel do recepcionista em um Hospital / Maternidade?

R: O recepcionista é parte integrante de uma equipe de saúde de alto desempenho. Médicos, enfermeiros e outros profissionais da equipe assistencial e administrativa que contam com o trabalho do recepcionista para criar uma relação simpática, acolhedora e bem organizada para os clientes internos e externos. O ritmo diário de trabalho como recepcionista na área da saúde pode ser resumida em uma palavra: OCUPAÇÃO! Não há tempo ocioso!

Quais as principais atividades do recepcionista no contexto Hospitalar?

R: Esses profissionais tradicionalmente exercem muitas funções a partir de uma mesa ou balcão em destaque, onde podem facilmente interagir com médicos, pacientes, funcionários, fornecedores, acompanhantes e visitantes. Atendem ao telefone, esclarecem dúvidas de clientes, realizam internações, consultas, agendamentos, geram cadastros e registros necessários ao atendimento. Eles fazem parte de uma equipe de apoio importantíssima, que contribui de forma significativa para a manutenção de um ambiente tranquilo e eficiente.

Quais os principais desafios como recepcionista na área Hospitalar?

R: O recepcionista deve estar preparado de forma técnica e emocional, o atendimento na linha de frente exige destes profissionais grande habilidade interpessoal com empatia e humanização. Clientes ansiosos em ambiente desconhecido e estranho ao seu costume por vezes com dor, medo, angustia e incertezas tornam a tarefa de acolher um desafio ainda maior. A recompensa fica por conta do sorriso aliviado e tranquilo de um paciente saindo satisfeito com os serviços que atingiram ou superaram sua expectativa inicial.

O Hospital Santa Luíza parabeniza a todos os Recepcionistas!