Imagem de Dia do Profissional de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal - 03 de junho
Dia do Profissional de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal - 03 de junho (03/06/2015) Entrevista com a Psicóloga Brenda Caroline Godoy Schon

Entrevista com a Psicóloga Brenda Caroline Godoy Schon

Qual o papel do profissional de RH e DP em um Hospital / Maternidade?

R: O verdadeiro papel do setor de Recursos Humanos é o de cuidar dos colaboradores para os gestores, dentro da política institucional da empresa. Um profissional de RH deve trabalhar diretamente com as pessoas e fazer a mediação dos colaboradores e seus líderes quando necessário, além de selecionar pessoas com as características necessárias para preencher determinada vaga, além disso, estes profissionais devem estar sempre atentos ao mercado de trabalho e atualizado sobre as possíveis estratégias que podem ser aplicadas dentro da empresa para que assim possa trabalhar juntamente com a administração para a melhoria na qualidade do serviço prestado. No caso do Departamento de Pessoal, este é um órgão que administra as relações entre a organização e os funcionários, é ele que armazena informações pessoais e profissionais dos colaboradores e tem como responsabilidade o cumprimento da legislação trabalhista e previdenciária.

Quais as principais atividades do profissional de RH e DP no contexto Hospitalar?

R: O setor de Recursos Humanos é responsável por atividades de gestão de pessoas e também por atividades administrativas e burocráticas que envolvem o setor, no caso do Hospital e Maternidade Santa Luiza, as principais atividades que envolvem o RH são: recrutamento e seleção, integração e socialização de novos colaboradores, entrevista de desligamento, elaboração, execução e tabulação de treinamentos, elaboração de estratégias e planos de ação frente à demanda apresentada, resolução de conflitos, pedido, controle e entrega de uniformes, pesquisa de clima, controle das avaliações de experiências, controle de planilhas, controle do nº de colaboradores, entrega dos dossiês profissionais, entrega dos brindes e presentes das datas comemorativas, entre outras. O setor de Departamento de Pessoal é responsável por atividades burocráticas que envolvem os colaboradores, tais como: folha de pagamento, pedido e entrega de vale transporte e vale almoço, controle e conferência do cartão ponto, rescisão de contrato, controle de férias, atualização da carteira de trabalho, emissão dos impostos relativos à folha de pagamento e consultoria aos colaboradores para sanar duvidas referentes a alguma das atividades acima.

Quais os principais desafios como profissional de RH e DP na área Hospitalar?

R: No caso do Recursos Humanos, os principais desafios com certeza é trabalhar com as pessoas e suas peculiaridades, bem como procurar no mercado profissionais capacitados e comprometidos. Outro desafio é conscientizar as pessoas sobre a importância de seguir e respeitar as normas internas da empresa. Os principais desafios para o Departamento de Pessoal é seguir prazos e datas, sendo que estes devem ser seguidos à risca. Outro desafio é o fato de não poder errar, pois o DP trabalha diretamente com números e dinheiro.

O Hospital Santa Luíza parabeniza a todos os Profissionais de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal!

By Natela