Imagem de Dia do Hoteleiro – 9 de novembro
Dia do Hoteleiro – 9 de novembro (06/11/2014) O Hospital e Maternidade Santa Luíza parabeniza a todos os profissionais de Hotelaria!

Entrevista com o Coordenador de Hotelaria – Luciano Antônio Travassos Sarinho

Qual o papel do profissional de hotelaria em uma organização hospitalar?

R: Para responder essa pergunta, primeiramente gostaria de explicar o que é hotelaria hospitalar. A minha definição favorita é a do Taraboulsi: “hotelaria hospitalar é a arte de oferecer serviços eficientes e repletos de presteza, alegria, dedicação e respeito, fatores que geram a satisfação, o encantamento do cliente e, principalmente, a humanização do atendimento e do ambiente hospitalar”, sendo o profissional de hotelaria o colaborador que aplica, de forma adequada, conceitos e serviços presentes na hotelaria clássica nas instituições hospitalares.

Quais as principais atividades do setor de hotelaria hospitalar?

R: No Hospital e Maternidade Santa Luiza a hotelaria hospitalar está relacionada, principalmente, com o bem estar do paciente e sua família, com a higienização de toda nossa infra estrutura e com o atendimento considerando todos os detalhes. Trabalhamos em busca da excelência e a todo momento tentamos aprimorar nosso serviço.

Quais os principais desafios como profissional de hotelaria na área da saúde?

R: A hotelaria hospitalar surgiu no Brasil na década de 90, sendo ainda uma novidade, o setor vem conquistando seu espaço aos poucos. Ainda não conhecemos todo o potencial do setor e seus desafios. É relevante destacar a dificuldade na formação e captação de mão de obra qualificada, devido à escassez de cursos especializados. Assim a maioria dos profissionais que ingressam na hotelaria hospitalar acabam vindo de outras áreas, como por exemplo, camareiras de hotéis ou diaristas em residências que chegam pouco preparadas para os novos desafios.