Imagem de Dia do Fonoaudiólogo – 09 de dezembro
Dia do Fonoaudiólogo – 09 de dezembro (12/12/2014) Entrevista com a Fonoaudióloga Luciana Germano Torres

Entrevista com a Fonoaudióloga Luciana Germano Torres

Qual o papel do fonoaudiólogo em um hospital / maternidade?

R: O papel do fonoaudiólogo na maternidade é o de auxiliar as mães fornecendo orientações quanto ao aleitamento materno (posições, tempo de mamada, pega correta) e realizar o teste da orelhinha. Na UTI neonatal auxiliar os prematuros a coordenar respiração/sucção/deglutição para então iniciar com dieta via oral em copinho, estimular ao seio materno e retirar a sonda de alimentação.

Quais as principais atividades da fonoaudiologia no contexto hospitalar?

R: No contexto hospitalar a fonoaudióloga pode trabalhar além dos acima citados, com pacientes com afasias e outras sequelas neurológicas que afetem a fala, disfagias, pré e pós-cirúrgicos de oncologia e otorrinolaringologia onde a doença base afete a comunicação.

De que modo a fonoaudiologia ajuda aos recém-nascidos?

R: Junto com a equipe de enfermagem auxiliar o recém-nascido a conseguir alimentar-se de forma adequada e plena.

Quais os principais desafios como profissional de fonoaudiologia?

R: Fazer com que o público alvo em muitas situações entenda a importância de seguir as orientações fornecidas tanto por parte da alimentação (aleitamento) quanto por parte da audição dos recém-nascidos.

O Hospital e Maternidade Santa Luíza parabeniza a todos os fonoaudiólogos!