Notícias

Imagem de 31 de Março - Dia da Saúde e Nutrição
31 de Março - Dia da Saúde e Nutrição (20/03/2015) Uma dieta rica, equilibrada e colorida é fundamental

 
No dia 31 de março comemora-se o dia da saúde e da nutrição, esta data foi criada pelo Ministério da Saúde com intuito de promover a conscientização sobre os hábitos alimentares de cada indivíduo.
 
O Ministério da Saúde publicou recentemente dados que demonstram que 51% da população brasileira - acima de 18 anos - está acima do peso. Em 2006, quando os dados começaram a ser coletados, este índice era de 43%.  Indo ao encontro destas informações, uma pesquisa publicada na revista científica Lancet e reproduzida pela BBC em maio de 2014, o Brasil tem mais pessoas acima do peso ou obesas do que a média mundial, em um comparativo com a América do Sul estamos na média e a baixo dos Estados Unidos, onde quase 70% da população adulta está com o peso muito alto.
 
A obesidade está relacionada a fatores genéticos, entretanto o sedentarismo e os hábitos alimentares inadequados representam forte influência nesse ganho excessivo de peso. Cabe ressaltar que a prática da boa alimentação começa desde cedo, com a oferta do leite materno exclusivo até os 6 meses e com a introdução dos alimentos complementares de forma adequada.
 
Ter uma boa alimentação significa disponibilizar ao organismo todos os nutrientes essencias tais como vitaminas, minerais, carboidrato, proteína e gordura e não apenas saciar a fome. Uma dieta rica, equilibrada e colorida é fundamental para a manutenção do organismo. Para tornar sua vida mais saudável combine a dieta com a prática de atividade física regular.
 

Colaboração: Jeniffer Diniz de Souza - Nutricionista CRN10 3157

 

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS