Imagem de 27 de agosto - Dia do Psicólogo
27 de agosto - Dia do Psicólogo (27/08/2015) O Hospital e Maternidade Santa Luíza parabeniza os psicólogos pelo seu dia!

Entrevista com a Psicóloga de Recursos Humanos Fernanda Bastos Stringari

Qual o papel da psicologia em um Hospital / Maternidade? R: O papel do psicólogo nas organizações é o de um profissional que desenvolve estratégias para melhorar o ambiente de trabalho, em geral. Ele pode contribuir com a estruturação ou reestruturação da empresa como um todo: desde o número de funcionários até a faixa salarial de cada um deles. Cabe ao psicólogo organizacional entender os fenômenos relacionados à vida do sujeito e seu contexto; do colaborador com a organização, pois, entendemos que o maior bem é o cliente interno, o colaborador, e quanto mais satisfeito este estiver maior será sua capacidade de atender as demandas da empresa.

Quais as principais atividades do psicólogo de recursos humanos no contexto Hospitalar? R: Tradicionalmente, as principais áreas da psicologia organizacional são: recrutamento, seleção de pessoal, treinamento e diagnóstico organizacional. No entanto dentre a infinidade de atividades que por ele podem ser desenvolvidas podemos citar: Analisar cargos e salários; Realizar seleção e recrutamento de novos funcionários; Aplicação de testes psicológicos (atividade exclusiva para psicólogo); Realizar pesquisa sobre os sentimentos e emoções dos funcionários; Organizar o treinamento de habilidades dos profissionais; Organizar um clima organizacional mais eficaz; Resolver situações de conflitos entre funcionários; Projetar sistema de avaliação de desempenho; etc...

Quais os principais desafios como psicólogo de recursos humanos na área Hospitalar? R: Entendo que o maior desafio é este profissional conquistar seu espaço dentro destas Instituições, e fazer-se reconhecer que o Profissional Psicólogo também atua na área Organizacional e não somente como profissional clinico. Outro desafio seria administrar as necessidades dos colaboradores e da empresa para que sejam interligadas com o objetivo maior que é a realização das atividades e busca dos resultados.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Entrevista com a Psicóloga Clínica Brenda Caroline Godoy Schon

Qual o papel do psicólogo clínico em um Hospital / Maternidade? R: O psicólogo clínico que for atuar em um ambiente hospitalar irá desenvolver principalmente o papel do acolhimento e da escuta aos pacientes e seus familiares, sendo que o objetivo principal é através de técnicas específicas, aliviar os sintomas que podem estar ocorrendo em consequência de uma situação desfavorável, seja devido a uma doença, perda ou por piora no quadro clínico.

Quais as principais atividades do psicólogo clínico no contexto Hospitalar? R: O psicólogo que trabalha em um ambiente hospitalar deve executar suas atividades juntamente com a equipe multidisciplinar, especificamente direcionado ao restabelecimento do estado de saúde das pessoas e do controle dos sintomas que podem vir a comprometer o bem-estar do paciente.

Quais os principais desafios como psicólogo clínico na área Hospitalar? R: O maior desafio é estar diante de uma situação desconfortável para os pacientes e ter que encontrar a melhor maneira de confortá-lo, pois cada pessoa reage e entende as situações de uma forma diferente, além de trabalhar diariamente em contato com situações que expressam tristeza e angustia, onde o desafio acaba se tornando pessoal para o psicólogo, pois o mesmo deve desenvolver estratégias para ele mesmo para conseguir trabalhar com situações como estas.

O Hospital Santa Luíza parabeniza a todos os Psicólogos!