Dúvidas frequentes

Como faço para agendar exames de ultrasson?
O serviço de ultrassom é realizado na clínica CDM, anexo ao hospital, e o agendamento é realizado através do telefone 47 3360 8153.
O Hospital Santa Luíza faz atendimentos a usuários do SUS?
O hospital não está credenciado a atender pelo SUS. Os pacientes são encaminhados por seus médicos mediante convênio ou consulta particular. Por esse motivo, os usuários do SUS são orientados a procurar unidades hospitalares das redes municipal e estadual.
O exame do pezinho é realizado na Maternidade?

O exame do teste do pezinho tem como principal vantagem a detecção precoce de 10 tipos de doença, prevenindo problemas de gravidade para o recém-nascido. O exame, realizado após a coleta de algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê em papel-filtro, é seguro, e o material utilizado é descartável.

A idade para realização do exame é entre o 3º ao 5º dia de vida, desta forma, o mesmo não é realizado durante a internação do bebê. Na alta hospitalar, o pediatra disponibiliza a guia de solicitação do exame que pode ser realizado em clínicas particulares ou unidade de saúde de sua cidade.

Os exames são realizados em nossa Maternidade somente para bebês que permanecem internados durante a idade acima estabelecida.

O teste do olhinho é feito na maternidade?

É um exame simples, rápido e indolor, que consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. O fenômeno é semelhante ao observado nas fotografias. Para que este reflexo possa ser visto, é necessário que o eixo óptico esteja livre, isto é, sem nenhum obstáculo à entrada e à saída de luz pela pupila. Isso significa que a criança não tem nenhum obstáculo ao desenvolvimento da sua visão.

O “Teste do Olhinho” pode detectar qualquer alteração que cause obstrução no eixo visual, como catarata, glaucoma congênito e outros problemas – cuja identificação precoce pode possibilitar o tratamento no tempo certo e o desenvolvimento normal da visão.

A recomendação é que o Teste do Olhinho seja feito pelo pediatra logo que o bebê nasce. Se isto não ocorrer, o exame deve ser feito logo na primeira consulta de acompanhamento. Depois disto, continua sendo importante, nas consultas regulares de avaliação da criança, com a periodicidade definida pelo médico. Se o pediatra encontrar algum problema, vai encaminhar a criança para avaliação do oftalmologista.

O teste audiométrico é feito na maternidade?

O exame de emissões otoacústicas deve ser realizado até o 3º mês de vida do bebê, por fonoaudiólogo devidamente capacitado. É rápido, seguro, indolor e deve ser feito durante a internação. O “teste da orelhinha” é recomendado para todos os bebês e deve ser feito o quanto antes com o objetivo de detectar problemas auditivos e iniciar tratamento precocemente.

A Maternidade Santa Luíza realiza a triagem auditiva neonatal, sendo a técnica universal, respeitando a Lei Federal 12.303 (09/2010).

Quais são os documentos que devem ser apresentados na recepção do Hospital no ato da internação?

Você precisa apresentar os seguintes documentos:

  • Pedido de internação;
  • RG;
  • CPF do paciente e do responsável (maior de 18 anos);
  • Comprovante de residência
  • Exames diagnósticos complementares solicitados pelo médico assistente
  • Consentimento informado previamente assinado pelo paciente e suas testemunhas.


Em caso de plano de saúde, apresentar também:

  • Carteira do convênio
  • Guia autorizada.

Em caso de parto normal ou Cesária, apresentar também:

  • Carteira de gestantes
Com quanto tempo de antecedência devo chegar para minha internação?

Visando que sua internação seja realizada de forma agradável e com agilidade, todo cliente deve estar obrigatoriamente acompanhado de um responsável maior de 18 anos, que deverá comparecer à Recepção de Internação com 1h30min de antecedência do horário agendado para sua cirurgia.

No ato da internação o paciente receberá uma pulseira de identificação que deverá ser utilizada durante todo o período de sua internação

Como devo fazer o pagamento de minha internação particular?

Os valores dos honorários médicos são determinados no consultório médico em contrato direto com os mesmos.

O pagamento do procedimento cirúrgico é realizado no momento da internação, através de através de adiantamento de valores referentes a parte hospitalar e aos honorários médicos. Na alta hospitalar, haverá o momento de acerto da conta hospitalar da qual serão efetivados os valores.

No caso de internação do neonato, será gerada uma internação independente, com os valores de adiantamento pertinentes a esta internação.

Como é o processo da alta hospitalar?

Somente após a alta médica ocorre a alta hospitalar. O paciente aguardará em seu leito até que todas as questões de enfermagem e burocráticas estejam resolvidas. O paciente será acompanhado por um de nossos colaboradores até a recepção do hospital efetivando assim a alta hospitalar.

A alta hospitalar da gestante é independente da alta hospitalar do recém nascido, a liberação da gestante dar-se-á somente após a alta hospitalar do recém nascido, salvo em casos de internação hospitalar do recém nascido na UTI Neonatal.

Como posso enviar mensagens para pacientes?
Para enviar mensagens de carinho e apoio a um amigo ou familiar internado acesse o menu http://www.hospitalsantaLuíza.com.br/contato/ coloque o nome do paciente que entregaremos para você.
Como participar do álbum “Os bebês do Santa Luíza” no Facebook?
Você pode encaminhar fotos de seu bebê através do https://www.facebook.com/hospitalsantaLuíza ou no e-mail comunicação@hospitalsantaLuíza.com.br
Preciso de um médico especialista, o Santa Luíza indica?
Por motivos éticos, o Santa Luíza não adota como política a indicação de profissionais, pois há plena confiança em todos os membros de seu corpo clínico, em todas as especialidades. Nossa sugestão é que procure em nosso site no link “especialidades”.
Como agendo minha consulta médica?
O Hospital não trabalha com marcação de consultas. Disponibilizamos pronto-atendimento restrito ao atendimento de urgência e de emergência em obstetrícia. Nossa sugestão é que procure em nosso site no link “especialidades” e entre em contato diretamente no consultório do médico escolhido.
Como faço para adquirir o Plano Maternidade?

O Plano Maternidade tem como objetivo facilitar o pagamento dos gastos hospitalares (diárias, taxas, materiais/medicamentos), devendo ser parcelado em no máximo 8 (oito) meses, sendo este o prazo que antecede o parto.

Não há cobertura para honorários do médico obstetra e equipe, honorários do pediatra, anestesista e UTI Neonatal.

  • Documentos necessários: Para a realização do contrato é necessário que o paciente traga consigo documento de identificação (RG e CPF), exame de ultra-sonografia junto com uma declaração médica que informe a idade gestacional a fim de estabelecer a quantidade de parcelas a serem pagas.
  • Contratação: O atendimento para contratação é segunda à sexta das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 16:00, diretamente na tesouraria do hospital. Agende seu horário através do telefone (47) 3263-7005. 
Posso conhecer as instalações?

Você pode nos visitar para conhecer as nossas instalações e serviços. Para o seu maior conforto, pedimos que agende a sua visita através do telefone 47 3263-7000, sendo a mesma realizada aos domingos a tarde. 

Como são as acomodações e os serviços oferecidos?

Dispomos de apartamentos semi-privativos, apartamentos e suítes individuais, onde os pacientes recebem todos os cuidados necessários, da internação até o pós-parto, com o conforto de uma hotelaria hospitalar. 

A Maternidade oferece alojamento conjunto para a mamãe e o bebê?

Sim, oferecemos o alojamento conjunto desde o nascimento do bebê até sua alta hospitalar, visando o bem estar da mamãe e bebê e seguindo as orientações do Ministério da Saúde. 

O papai pode assistir ao parto?

 Pode sim, o pai ou no lugar deste, um acompanhante previamente autorizado.

É possível o acompanhante filmar ou fotografar o parto?

O momento do nascimento é um momento único, da qual a mamãe merece todo carinho e atenção. O acompanhante pode filmar ou fotografar o parto, porém visando a segurança do ato cirúrgico, há restrição de movimentação, sendo destinado um local atrás do campo operatório.

Porém, se desejar um trabalho profissional, a foto/filmagem do parto pode ser feita por uma equipe terceirizada que tem parceria com o Hospital Santa Luíza. 

O Santa Luíza faz a vacinação dos recém-nascidos?

Sim, o Hospital Santa Luíza mantém parceria com a Vigilância Epidemiológica de Balneário Camboriú, e realiza as primeiras doses das vacinas Hepatite B e BCG. 

Quais são os itens que devem constar no enxoval da mamãe e do bebê?

Para dois dias de internação são necessários:

Para mamãe:

  • Absorvente hospitalar 01pct;
  • Camisola ou pijama (com abertura na frente);
  • Chinelo;
  • Material de higiene pessoal;
  • Roupa para alta hospitalar;
  • Conchas mamárias,
  • Sutiã apropriado para gestantes.


Para o bebê:

  • Cobertor ou manta – 01 unidades
  • Cueiro – 03 unidades
  • Conjunto pagão – 04 unidades
  • Fralda descartável – 20 unidades
  • Meia – 03 unidades
  • Pentinho – 01 unidade
  • Sapatinho – 01 unidade
  • Tip-top – 04 unidades
  • Toalha de banho – 02 unidades
  • Sabonete glicerinado líquido

Importante: A primeira roupa a ser utilizada pelo bebê deve vir escolhida, separada, e embalada, para tornar mais ágil sua internação.

A maternidade fornece roupa de cama e toalha de banho para o paciente e acompanhante. 

O exame do pezinho é realizado na Maternidade?

O exame do teste do pezinho tem como principal vantagem a detecção precoce de 10 tipos de doença, prevenindo problemas de gravidade para o recém-nascido. O exame, realizado após a coleta de algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê em papel-filtro, é seguro, e o material utilizado é descartável.

A idade para realização do exame é entre o 3º ao 5º dia de vida, desta forma, o mesmo não é realizado durante a internação do bebê. Na alta hospitalar, o pediatra disponibiliza a guia de solicitação do exame que pode ser realizado em clínicas particulares ou unidade de saúde de sua cidade.

Os exames são realizados em nossa Maternidade somente para bebês que permanecem internados durante a idade acima estabelecida. 

O teste do olhinho é feito na maternidade?

É um exame simples, rápido e indolor, que consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. O fenômeno é semelhante ao observado nas fotografias. Para que este reflexo possa ser visto, é necessário que o eixo óptico esteja livre, isto é, sem nenhum obstáculo à entrada e à saída de luz pela pupila. Isso significa que a criança não tem nenhum obstáculo ao desenvolvimento da sua visão.

O “Teste do Olhinho” pode detectar qualquer alteração que cause obstrução no eixo visual, como catarata, glaucoma congênito e outros problemas – cuja identificação precoce pode possibilitar o tratamento no tempo certo e o desenvolvimento normal da visão.

A recomendação é que o Teste do Olhinho seja feito pelo pediatra logo que o bebê nasce. Se isto não ocorrer, o exame deve ser feito logo na primeira consulta de acompanhamento. Depois disto, continua sendo importante, nas consultas regulares de avaliação da criança, com a periodicidade definida pelo médico. Se o pediatra encontrar algum problema, vai encaminhar a criança para avaliação do oftalmologista. 

O teste audiométrico é feito na maternidade?

O exame de emissões otoacústicas deve ser realizado até o 3º mês de vida do bebê, por fonoaudiólogo devidamente capacitado. É rápido, seguro, indolor e deve ser feito durante a internação. O “teste da orelhinha” é recomendado para todos os bebês e deve ser feito o quanto antes com o objetivo de detectar problemas auditivos e iniciar tratamento precocemente.

A Maternidade Santa Luíza realiza a triagem auditiva neonatal, sendo a técnica universal, respeitando a Lei Federal 12.303 (09/2010). 

Como faço para acessar as fotos do bebê no site?

As fotos do bebê estão disponíveis no site do Santa Luíza em até 30 dias após o nascimento, mediante autorização prévia e fornecimento da senha aos pais do bebê. O acesso as imagens, é através do site http://www.hospitalsantaLuíza.com.br/bercario-online/ 

Gostaria de informações sobre o Curso para Gestantes.

 O Hospital e Maternidade Santa Luíza oferece para as mães, sejam e primeira viajem ou não, um curso preparativo com o objetivo de orientar à gestante nos vários aspectos de sua gravidez e parto, bem como nos cuidados com o seu bebê.

O curso é ministrado por uma equipe multidisciplinar do Hospital e Maternidade Santa Luíza, onde são passadas informações sobre nutrição, ginecologia e obstetrícia, anestesiologia, pediatria e fonoaudiologia, para que todas as dúvidas com relação aos cuidados com a criança sejam esclarecidas.

Para se inscrever é necessário fazer uma reserva através do site http://www.hospitalsantaLuíza.com.br/curso-de-gestantes/

Quais as atividades desenvolvidas pelo E.AMA. Espaço de Apoio à Mulher que Amamenta?

Com o objetivo de propiciar a multiplicação da amamentação na sociedade através do conhecimento, o Curso de Gestantes do Hospital e Maternidade Santa Luíza fundou a ONG E.AMA. – Espaço de Apoio à Mulher que Amamenta.

É uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo principal promover o apoio e a proteção ao aleitamento materno, ofertando informações sobre o manejo da amamentação e suas interfaces.

A E.AMA realiza palestras sobre aleitamento materno para gestantes em seu ambiente de trabalho, levando informação para quem não tem acesso e oferece atendimento gratuito no ambulatório de amamentação, localizado no Hospital. 

Como são feitas as reservas na Maternidade?

 Caso seu parto seja via cesariana, a reserva da sala obstétrica será realizada por seu médico; caso seja parto natural, sua internação será feita como emergência, pelo Pronto-Atendimento e você ocupará uma das acomodações disponíveis no momento da internação.

Quais os serviços adicionais a Maternidade oferece?
  • Plano maternidade
  • Coleta de células-tronco
  • Curso para Gestantes
  • Avaliação pré-anestésica
  • UTI Neonatal
  • Laboratório de análises – Clinitest
  • Laboratório de patologia – CIP
  • Medicina fetal – CDM
  • Serviço de fotografia e filmagem do parto
  • Berçário Virtual
  • Sala de Vacinas
  • Room Service 24 horas
O Hospital Santa Luíza possui leitos pediátricos em UTI?

Não, somente leitos de UTI neonatal. 

Como consulto valores de cirurgias?

Para obter informações, entre em contato com a Tesouraria, pelo telefone 47 3263-7005 ou através do e-mail tesouraria@hospitalsantaLuíza.com.br. 

Quais convênios e planos são atendidos no Hospital e Maternidade Santa Luíza?

Clique aqui e confira os convênios. É necessário clicar sobre seu convênio para direcionar ao site do mesmo.

Quais os médicos que atendem no Hospital Santa Luíza?

O Hospital Santa Luíza conta com 94 médicos em seu corpo clínico, em diversas especialidades. Você pode fazer uma busca pelos médicos em http://www.hospitalsantaLuíza.com.br no link “especialidades”. 

O Hospital Santa Luíza atende pelo SUS?

O Hospital Santa Luíza não está credenciado a atender pelo SUS. Os pacientes são encaminhados por seus médicos, mediante convênio ou consulta particular. Por esse motivo, os usuários do SUS são orientados a procurar unidades hospitalares das redes municipal e estadual ou a buscar informações junto à Secretaria de Estado da Saúde. 

O hospital Santa Luíza indica médicos?

Por motivos éticos, o Santa Luíza não adota como política a indicação de profissionais, pois há plena confiança em todos os membros de seu corpo clínico, em todas as especialidades. Nossa sugestão é que procure em nosso site no link “especialidades”. 

Como faço para encontrar o contato de um médico do Hospital Santa Luíza?

Acesse o site www.hospitalsantaLuíza.com.br para consultar nossa relação de especialistas de acordo com a especialidade. 

Quero fazer consultas por e-mail.

 Não é possível apresentar nenhum parecer por e-mail, do ponto de vista ético e clínico, sendo imprescindível, em todos os casos, o contato pessoal entre médico e paciente, para que sejam realizados os exames necessários para se obter um diagnóstico preciso e seguro.

Quero ser um médico do Santa Luíza. Como faço?

Para pertencer ao corpo clínico do Hospital Santa Luíza, você precisa entrar em contato através do e-mail admin@hospitalsantlauiza.com.br e solicitar os documentos necessários para o ingresso. 

Como faço para enviar uma proposta comercial a Compras?

Envie sua proposta para o e-mail compras@hospitalsantaLuíza.com.br para avaliação. 

O hospital disponibiliza o serviço de coleta e armazenamento de célula tronco? Como faço para contratar?

O Hospital e Maternidade Santa Luíza conta com a parceria de três empresas para coleta e armazenamentos das células. São elas, CORDVIDA, CRYOPRAXIS, HEMOCORD.

A contratação é realizada diretamente com as empresas e as informações podem ser encontradas no site das mesmas. 

O hospital disponibiliza o serviço de foto e filmagem? Como faço para contratar?

 O Hospital e Maternidade Santa Luíza conta com a parceria das empresas Studio 1 – Edson Beline e Set Filmagens. A contratação é realizada diretamente com as empresas.

Preciso do prontuário médico, como devo solicitar?

 O prontuário médico é constituído de um conjunto de documentos padronizados, contendo informações geradas a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência prestada a ele. Possui caráter legal, sigiloso e científico, o que possibilita a comunicação entre membros da equipe multiprofissional e a continuidade da assistência prestada ao indivíduo. É importante salientar que o prontuário pertence ao paciente e, portanto, é um direito do mesmo ter acesso. A solicitação do prontuário deve ser realizada na recepção do hospital e somente o paciente ou seu representante legal é que poderão retirá-lo no prazo de 15 dias úteis após a solicitação.

Quais os serviços adicionais o Hospital oferece?
  • Plano maternidade
  • Coleta de células-tronco
  • Curso para Gestantes
  • Avaliação pré-anestésica
  • UTI Neonatal
  • Laboratório de análises – Clinitest
  • Laboratório de patologia – CIP
  • Medicina fetal – CDM
  • Serviço de fotografia e filmagem do parto
  • Berçário Virtual
  • Sala de Vacinas
  • Room Service 24 horas 
Como faço para acessar a internet de dentro do hospital?

 O acesso à internet é gratuito, basta que o cliente insira a senha @internet9002

O hospital possui restaurantes em suas dependências?

Não, mas possui o serviço de nutrição com cardápio disponível para acompanhantes e visitantes. Também possui o serviço terceirizado, no American Bar com variedade de cafés, doces e salgados. 

Quais serviços de assistência ao paciente internado que o Santa Luíza oferece?

De acordo com a solicitação médica, o Santa Luíza disponibiliza Massoterapia, psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia. 

Como faço para realizar a inscrição no curso de gestantes?

A inscrição do curso de gestantes é realizada somente no site, através do link cursos.

O hospital tem serviço de vacinação?

O Hospital e Maternidade Santa Luíza possui um moderno serviço de vacinação, inclusive Vacinas Combinadas, com qualidade segurança e comodidade para sua família.

Vacinas combinadas, são vacinas aplicadas em uma única picada, protegendo a criança de várias doenças, reduzindo os efeitos adversos, como febre e mal-estar. São vacinas não disponíveis na rede pública de saúde, encontradas somente na rede particular.

O telefone da Sala de Vacinas é 3263-7024. 

Como faço para enviar meu currículo?

Para concorrer as vagas disponível, você pode cadastrar seu currículo através do site http://www.hospitalsantaLuíza.com.br/trabalhe-conosco/ 

Estou tendo problemas para cadastrar meu currículo no site, o que faço?

Se tiver problemas ou falhas no preenchimento, envie seu currículo através do e-mail rh@hospitalsantaLuíza.com.br 

Como faço para conhecer a maternidade?

Você pode nos visitar para conhecer as nossas instalações e serviços. Para o seu maior conforto, pedimos que agende a sua visita através do telefone 47 3263-7000, sendo a mesma realizada aos domingos. 

Como funciona a visita a bebês na UTI Neonatal?

As normas para controle de visitas e acompanhantes são institucionais, não sofrendo interferência do acordado entre convênio de plano de saúde e cliente.

É importante observar que o visitante, deve restringir sua visita somente ao leito do recém nascido a ser visitado.

As visitas são permitidas mediante autorização de um dos pais, de pessoas com idade superior a 14 anos, com entrada liberada às 16h com permanência até 16:30h.

Nos intervalos para troca de plantão não é permitida a entrada de nenhuma visita, sendo este momento de grande importância para troca de informação entre as equipes da UTI neonatal.

  • Trocas de plantão: 06h30m as 07h30m, 12h30m as 13h30m e das 18h30m as 19h30m.
  • Mãe: livre nas 24 horas, exceto troca de plantão.
  • Pai: matutino: 10h às 12h, vespertino: 13:30h as 18:30h e noturno: 19:30 as 22.
  • Irmãos: idade entre 6 a 14 anos, é permitido a entrada aos domingos, as 15:30h, acompanhado do pai ou mãe.
Quais os horários de visitas a pacientes internados?

As normas para controle de visitas e acompanhantes são institucionais, não sofrendo interferência do acordado entre convênio de plano de saúde e cliente.

Suítes e Apartamentos – os clientes têm direito a um acompanhante, que deverá se maior de 18 anos, e as visitas poderão ser feitas das 09h00 às 21h00, salvo em caso de proibição médica. É permitida a entrada de no máximo dois visitantes por vez.

Semi-privativo (enfermaria) – as visitas podem ser feitas das 11h00 às 18h00, salvo em caso de proibição médica.

Pacientes com idade inferior a 18 anos ou superior a 60 anos tem direito a acompanhante, porém, o acompanhante deverá ser maior de 18 anos e ser do mesmo sexo do paciente internado. 

Gostaria de obter informações sobre pacientes internados.

Visando zelar pela segurança e bem-estar dos pacientes, e procurando preservar sua tranquilidade e de seus familiares, não fornecemos informações sobre o estado de saúde e tratamento de pacientes por telefone ou e-mail. Essas informações são fornecidas pelo médico, apenas pessoalmente e aos familiares ou responsáveis. 

Quais as vagas disponíveis no momento?

Para conhecer nossas vagas, acesse o site http://www.hospitalsantaLuíza.com.br/trabalhe-conosco/. As vagas são atualizadas sempre que ocorre a disponibilidade da mesma.