Serviço Humanizado

O Hospital e Maternidade Santa Luíza se orgulha por ser uma instituição moderna e sintonizada no seu bem maior: as pessoas.

Uma empresa sólida, reconhecida pela qualidade de seu trabalho e serviços prestados.

A Humanização do ambiente hospitalar é um processo vivencial sendo a forma prática de como nos relacionamos com o outro. Esta de forma digna, valorizando medos, pensamentos, sentimentos, valores, crenças e estabelecendo momentos de fala e escuta, promovendo o acolhimento e o respeito ético.

O Hospital e Maternidade Santa Luíza busca promover mudança de consciência e comportamento por parte dos profissionais não apenas recolhendo informações necessária para o ato técnico, mas visando o lado humano, que pode ficar excluído onde se vê a doença e se esquece do ser humano. Sabe-se que sentimentos diversos e contraditórios, tais como: raiva, culpa, medo, angústia, confusão, cansaço, estresse, tristeza, nervosismo, irritação, choro, medo da morte e da invalidez podem estar presente no paciente e esses sentimentos podem aparecer juntos na mesma pessoa, o que é bastante normal nessa situação. Por isso precisam ser compreendidos, pois fazem parte da relação do cuidador com a pessoa cuidada.

Um cuidado com compaixão, sem exploração, domínio ou desconfiança desperta o sentimento de confiança e solidariedade trazendo benefícios como a redução do tempo de internação, aumento do bem-estar geral dos pacientes e colaboradores, diminuição das faltas de trabalho entre a equipe de saúde trazendo benefícios para todos.

Assim, sugere-se um novo conceito de saúde visto com ausência de doença ou invalidez, mas da promoção do bem-estar físico, mental e social.